quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como todos os que me seguem sabem, eu estou a morar no momento em S. João da Madeira e tenho estado a adorar esta experiência que já dura há mais de 3 anos.

No outro dia, estava eu a dar a minha caminhada, quando vi um grupo de gente a acumular-se numa determinada zona  (Paços da Cultura), que eu, por mero acaso, sabia que ia ser palco de uma visita do Ministro da Economia.

Como ainda faltava algum tempo para a dita intervenção ter início, estranhei, pelo que me aproximei de uma das pessoas que se juntavam e perguntei o que se estava a passar.

Eu - O que se vai passar aqui?
Manife - Vamos cantar a Grândola para o pulha do gajo do governo que aí vem...
Eu - Ah! - tentei assimilar as palavras enquanto vejo mais uns quantos a chegar num carrinha de daquelas que leva para aí umas dez pessoas lá dentro e que estavam a tirar uns cartazes da bagajeira. - E qual dos gajos do Governo é que aí vem?
Manife - Se queres que eu te diga, nem sei, mas também não importa e não, pois são todos da mesma laia.
Eu - E fazes ideia que regras é que estás a contestar, ou que medidas concretas é que o tal tipo do governo quer impor, para estares a pedir demissão do gajo?
Manife - É pá, tu és da direita, não venhas para aqui deitar veneno. Nem defender os gajos.
Eu - Longe de mim, não estou aqui para defender seja quem for, nem tenho nada a haver com isto, apenas estou a tentar perceber, o que vocês têm.
Manife - Não é lógico? Todos sabem que isto está uma merda, eu não tenho emprego e pediram-me para vir para aqui ajudar... Não tinha nada para fazer e vim, depois vamos todos beber uns copos, que isto não deve durar muito, até duvido que nos deixem entrar.
Eu - Portanto não sabes bem o que estás a contestar?
Manife - Não, apenas acho que é o meu dever não ficar calado.

Aquilo ficou a remoer no meu pensamento e algumas palavras e frases soltas começaram a assumir contornos que poderiam levar a um discurso que me levaria a um cenário aonde não ficaria favorecida, por isso, decidi despedir-me, mas sem antes me lembrar de mais um pormenor.

Eu - Ao menos sabes a letra da música? - ele riu-se com gosto
Manife - Sei algumas partes, no meio da confusão nem se nota.
Eu - Então boa sorte  -  e comecei a andar, mas como ele ainda disse:
Manife - Boa sorte com a canalha que aí vem! (para quem não perceber a gíria, estava a desejar-me sorte para a criança na minha barriga).
Eu - Vais precisar mais do que eu... - Ele olhou-me de esguelha e terminei - Portugal precisa de mais carneiros, como vocês. - e fui o quanto antes embora.

Infelizmente não estava a falar do signo.


0 Ideia(s):

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!