segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


Apenas porque vejo muitos comentários em outros blogs, a avisar que o novo acordo ortográfico é para ser respeitado e que quem escreve publicamente deve ter particular atenção ao mesmo, aqui fica um aviso, para evitar que tentem sequer deixar neste espaço uma mensagem deste tipo.

O blog "30 Dias Para..." começou a ser escrito em Português e irá para sempre ser escrito em português. Se a maioria dos outros vendidos, quiserem alterar a sua forma de redigir para algo que é um misto de português com uma outra língua, nunca antes oficializada que é o brasileiro, estejam à vontade. Por aqui, e pelo direito da liberdade de expressão, eu continuarei, para todo o sempre a escrever em PORTUGUÊS.

Na minha opinião, quem quiser falar português fala, quem não quiser, que mude de língua, mas eu não tenho que me adaptar aos outros. No "30 Dias para...", as consoantes mudas, continuarão a ser escritas bem como o seguinte:


  1. Os verbos da 2ª conjugação, 3ª pessoa do plural, do presente indicativo ou do conjuntivo, vão continuar a levar acento circunflexo, por isso; Crêem, Vêem e afins continuaram a ser escritos desta forma sem perda do belo acessório na primeira vogal, servindo para separar e determinar as sílabas.
  2. As palavras graves com ditongo oi, continuarão a levar acento (acho que era a única portuguesa a achar que asteróide leva acento.
  3. Acento grave para palavras homógrafas: Para (preposição) não é o mesmo de Pára (verbo Parar).
  4. Mini-saia, não é uma palavra só.... fica linda hifenizada e continuará a sê-lo por aqui, na companhia dos anti-qualquer.outra.coisa...que não merecem ser tornados numa palavra por si mesmo, mas sim, única e exclusivamente, como oposição de outra que seja positiva..
  5. Ligação da preposição de com formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver, vão continuar a ser interligadas com o hífen: Hei-de; Hás-de, Hão-de, pois sem ele parecem divagar perdidos no meio do texto.
  6. Os dias da semana e meses continuam a ter direito a tratamento especial e continuarão a ser escritos com maiúsculas, bem como os pontos cardeais, que o Este não tem culpa que o Oeste seja preguiçoso.
Pronto, já disse o que tinha a dizer. Quem quiser ler, lê, quem não quiser tem bom remédio.

Fiquem bem.

0 Ideia(s):

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!