terça-feira, 27 de março de 2012

8.30h - Uma empresa de segurança
10.00h - Uma empresa de furos de água
14.00h - Uma empresa de construção
16.00h - Uma empresa de multi-serviços e organização de eventos

Às 7.00 desço para tomar o pequeno-almoço. Pela primeira vez desde que cheguei, assustei-me. Havia agentes de segurança privada em todos os corredores e a segurança do hotel ostentava mais armas do que o normal. Quando passo pelas salas de reuniões apercebo-me que existe um congresso/seminário/qualquer coisa que o valha, sobre diamantes. Caso explicado e o susto afasta-se tão rápido quanto surgiu.

A primeira reunião era mesmo ao descer da rua. Fui a pé a apreciar tudo o que me rodeava. A vivência das pessoas continua a mesma. Tudo se passa num caos organizado que apenas os locais percebem. Depois da primeira reunião, que vai dar em cliente, acabo por decidir comprar um Laranjinha. Já tinha gasto todo o meu saldo pessoal a enviar mensagens a confirmar reuniões, por isso com 31000 Kwanzas comprei um telemóvel e uma recarga que me deve dar até ir embora. Não se assustem, é qualquer coisa como 25€.

A reunião seguinte fica em Talatona, já fora de Luanda, por isso apresso-me a arranjar um taxi, mas depois de longos telefonemas de frustração, peço à recepção para me arranjarem um.

O rapaz chega, baixinho com barriga de cerveja num carro branco, pequeno. O recepcionista apresenta-o e depois de lhe dizer para onde ia ele diz:

- 15.000 kwanza -  eu sorri e continuei
- Vamos de helicóptero? -  o recepcionista ri-se e afasta-se deixando-me a negociar com o personagem. -  3000, ida e volta.
- 12000 - insiste sem conter um sorriso.
- 4000
- 8000
- 6000 kwanzas - afirmo mais peremptória
- Feito! - Huuum! Respondeu rápido demais. Fiquei com a sensação de que 5000 teria sido o preço justo, mas como posso eu adivinhar?! Nada é tabelado, nada tem facturas ou recibos. Que dor de cabeça vai ser justificar as despesas.

Talatona foi um sucesso e levo encomenda comigo. Espero que a transferência seja feita antes de eu voltar a Lisboa. Ainda tenho de lá voltar, mas por causa de outra empresa.

Depois do almoço, as reuniões seguintes foram no hotel. Menos mal, sempre é algum que se poupa. As reuniões foram menos promissoras, mas nunca se sabe. Este trabalho de prospecção é um jogo de cegos. Andamos todos a apalpar terreno e é difícil perceber o que irá resultar ou não.

Nos intervalos entre reuniões deu para dar umas voltas a pé (desculpa mãe, mas sabias bem que não ia ficar quieta, eu não sou menina de ficar no hotel). Tive sempre a sensação que podia ser atacada a qualquer momento, mas se calhar com um pouco de sorte, nem deram por mim.

Consegui localizar alguns lugares onde vou ter reuniões durante o resto da semana e para as quais irei a pé. Prefiro assim! Não gosto nada da ideia de andar num carro com alguém que não conheço e que não passa recibo.

Choveu torrencialmente toda a noite. As estradas alagaram e vão deixar a minha 3ª Feira num caos.

Fiquei sem net das 20h às 24h, para além do tédio, fiquei sem falar com o FI....

0 Ideia(s):

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!